Diferen�a entre Placas de regulamentação e advertência

Principalmente para quem está começando a estudar para tirar a primeira habilitação, entender as placas de trânsitos é um grande desafio que tem que ser superado para ser aprovado nas provas teóricas e práticas de trânsito.

O que no começo parece assustador, conforme a pessoa vai estudando e entendendo o significado das placas, fica tudo fácil, até por que o desenho que tem na placa ajuda muito na hora de entender seu significado.

As principais placas de trânsitos são as placas de regulamentação e advertência, e aqui vamos explicar as diferenças entre elas.

Placa de regulamentação

A sinalização de regulamentação tem o objetivo de ordenar os usuários sobre suas condições de uso, definindo proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. As mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração de trânsito.

Exemplos dessas ordens são: Proibido estacionar, parada obrigatória e velocidade máxima permitida. Todas essas placas citadas devem ser obedecidas pelos usuários para que não ocorra uma infração de trânsito.

A placa de trânsito de regulamentação é usada para avisar os motoristas sobre as regras de trânsito e ações que devem ser seguidas. Elas são normalmente usadas em cruzamentos, saídas de estacionamento, rotatórias, estradas e outros locais que exigem atenção especial. O texto ou o símbolo em cada placa de trânsito de regulamentação é destinado a informar o motorista sobre as ações apropriadas que devem ser tomadas. Por exemplo, as placas de trânsito de regulamentação podem indicar que os motoristas devem parar antes de entrar na rua, usar faróis ao dirigir à noite, não ultrapassar a velocidade máxima permitida e usar as faixas de segurança. Essas placas são projetadas para ajudar a manter o trânsito seguro e ajudar os motoristas a seguirem as leis de trânsito em vigor.

Placa de advertência

A sinalização de advertência tem o objetivo de fazer um alerta aos usuários de um via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Como não se trata de uma ordem e sim um aviso, não há infração de trânsito o seu desrespeito, mas devemos sempre ficar atento pois ela sinaliza situações que podem ser perigosas como o aviso de uma curva acentuada adiante, possibilidade de animais silvestres na pista ou pista escorregadia.

Placa de trânsito de advertência são placas usadas para alertar motoristas e pedestres a respeito do comportamento no trânsito e da existência de algumas condições de segurança que devem ser observadas. Elas são colocadas em locais estratégicos, para que todos possam visualizá-las facilmente. Estas placas são feitas de material resistente a intempéries e estão disponíveis em diversas cores. Elas possuem símbolos e frases que apontam para a necessidade de respeitar os limites de velocidade, ou o uso de equipamentos de segurança, como cinto de segurança, capacete, etc. As placas também alertam sobre a existência de curvas, desníveis, faixas de pedestres, escolas, cruzamentos, entre outros. Elas são fundamentais para a segurança no trânsito, pois servem para o esclarecimento de todos os envolvidos.