Muitas têm sido as dúvidas a respeito do emprego dos demostrativos "ESTE" e "ESSE".
N a verdade, para esclarecer o problema, temos que referir diversas regras, visto que existem diversos aspectos a considerar. Vejamos:
A) Você vai sair com esse vestido?
quando se trata de localização de seres no espaço devemos usar "ESTE" (esta, isto) se nos referimos a algo que esteja perto da pessoa que está falando. Exemplo:
Esta minha gravata é moderna, Maria.
Nota: Quem está falando sou eu; quem está ouvindo é Maria.
Como se supõe que a gravata está junto a mim (pessoa que está falando), utilizou-se a forma "esta".
Devemos empregar, porém, o demonstrativo "ESSE" (essa, isso), se nos referimos a algo que esteja perto da pessoa com quem estamos falando. Exemplo:
Você vai sair com esse vestido, Maria?
Nota: Alguém está falando com Maria. Supõe-se que Maria está usando o vestido a que se fez referência. Ora, como o vestido está junto da pessoa com quem se está falando (no caso Maria), utilizou-se a forma "esse".
B) Neste ano você vai acertar na loteria.
Quando se trata de localização no tempo, devemos empregar o demonstrativo "ESTE" (esta,isto) em relação a um espaço de tempo presente, e o demonstrativo "ESSE" (essa,isso) em relação a um espaço de tempo passado.
Assim "este ano" é o ano que está correndo, e "esse ano" é outro, anterior. Exemplos:
Hoje é um dia de sorte; neste dia, vou rever Helena.
Ontem tive muitos aborrecimentos; não gosto de me lembrar desse dia.
Nas cartas, "ESTE", "ESTA" referem-se ao local em que se encontra o redator. E "ESSE", "ESSA" referem-se ao local em que se encontra o destinatário.
Assim, estando eu em Porto Alegre e desejando convidar um grupo de desportistas de Santa Maria para uma determinada competição, direi:
"Esta capital sentir-se-á honrada em contar com os representantes dessa cidade..."