Nas vias públicas o motorista encontra várias sinalizações de trânsito e uma delas são as faixas de trânsito onde algumas são amarelas e outras brancas.
Além das cores também temos a forma da fixa que pode ser continua ou seccionada e cada uma tem uma utilidade, cada modelo de faixa passa uma ordem que deve ser cumprida pelos motoristas.
Essas linhas brancas ou amarelas podem ser encontradas no meio da via ou no bordo como por exemplo, no meio fio das calçadas.
Nas ruas nos deparamos com o meio-fio pintado em algumas calçadas, sendo usado a cor amarela ou branca, e essa diferença de cores tem significados diferentes.
Quando o meio-fio está pintado de amarelo, isso significa que naquele ponto é proibido estacionar, já a cor branca permite o estacionamento naquele ponto.
Estacionar ao lado do meio-fio amarelo pode gerar uma mula por estacionamento irregular, então sempre preste muita atenção na hora de estacionar.
Nas avenidas e rodovias é normal encontrarmos linhas pintadas nas pistas fazendo as divisões da pista em várias faixas, sendo umas brancas outras amarelas, as vezes seccionada e outras vezes contínuas.
A linha branca indica que cada divisão da pista tem o mesmo sentido de circulação e é muito comum em avenidas e rodovias com mais de uma faixa de circulação no mesmo sentido, podendo ser pista dupla, tripla ou conter até mais faixas.
Já as linhas amarelas indicam que se trata de uma via de mão-dupla, ou seja, um lado da faixa a circulação é em um sentido e o outro lado a pista vai em sentido oposto.
As linhas podem ser continuas e seu significado na divisão das faixas é a proibição de ultrapassagem transposição de faixa de trânsito pelo condutor do veículo.
Já as linhas seccionadas permite que o condutor ultrapasse e se desloque pelas laterais.
Nas estradas de mão-dupla as linhas que dividem os fluxos opostos que são das cores amarelas, pode sem duplas ou simples. Nos casos de faixa dupla onde uma parte é contínua e parte tracejada, só é permitido ultrapassagem no sentido da faixa tracejada