Tanto o hub quanto o switch são equipamentos usados para ligar vários equipamentos de informática em rede e assim estabelecer a comunicação entre eles, sendo que o hub o switch será um equipamento concentrador onde todos os outros equipamentos são ligados neles.
Quando um computador quer ser comunicar com outro equipamento, como por exemplo enviar uma requisição de impressão para a impressora, o pacote de dados é enviado primeiro para o equipamento que interliga toda rede e depois vai para o seu destino.
Com o uso de um equipamento que concentra toda rede, quando um dos equipamentos está desligado ou tem algum problema, a rede não é ininterrompida, os outros equipamentos continuam funcionando normalmente.
O hub é um equipamento defasado, cada vez menos utilizados, principalmente em grandes redes. O principal ponto negativo é o fato de que todos os pacotes que chegam ao aparelho são transmitidos para todas as portas, isso gera lentidão na rede quando há muitos equipamentos usando a conexão.
Um hub geralmente tem 4, 8, 16, 24 ou 32 portas, depende do modelo, sendo que em cada porta pode ser conectado um equipamento da rede.
Apesar dos pacotes serem enviados a todos na rede, apenas o destinatário reconhece os dados, ou seja, se houver várias impressoras na rede apenas a maquina destinatária vai reconhecer e imprimir.
Um Hub, também conhecido como concentrador, é um dispositivo de comutação usado em redes de computadores para conectar vários dispositivos. Ele permite que vários computadores compartilhem informações e acesso à internet, sem a necessidade de um cabo dedicado para cada computador. Um HUB é um elemento importante para a conectividade de uma rede.
O HUB é um dispositivo de conexão de rede composto por uma placa de circuito e um conjunto de cabos. Ele é usado para conectar vários dispositivos de rede, como computadores, impressoras, modems e outros dispositivos. O HUB pode ser usado para conectar dois ou mais dispositivos, como computadores e impressoras, e é usado para compartilhar dados entre dispositivos de rede.
O HUB é um dos mais fundamentais elementos de redes de computadores. É um dispositivo de conexão de rede que permite que vários dispositivos se conectem ao mesmo tempo. Ele ajuda a aumentar a velocidade de conexão e a segurança da rede. Além disso, o HUB também ajuda a economizar espaço e custo de instalação de cabos.
Em resumo, o HUB é um dispositivo de conexão de rede que permite que vários dispositivos se conectem ao mesmo tempo. Ele é usado para compartilhar dados entre dispositivos de rede. Ele ajuda a aumentar a velocidade de conexão e a segurança da rede, além de economizar espaço e custo de instalação de cabos.
O switch tem a mesma função do hub, porém ele é mais eficiente uma vez que ele envia o pacote apenas para o destinatário. Os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino e assim o desempenho da rede é muito melhor uma vez que a comunicação entre duas maquinas não interfere na comunicação dos outros equipamentos.
Assim como o hub, o switch possui modelos com diversos números de portas. É possível ligar um switch a outro para aumentar a disponibilidade de portas em uma rede, sendo que isso pode ser feito com hub também, mas não é indicado devido a trafego que ficará cada vez mais lento quando se usa o equipamento já defasado.
Switch é um dispositivo de hardware de rede que permite a conexão de diversos dispositivos de computador, como computadores, impressoras, servidores, telefones IP e outros dispositivos de rede, permitindo que eles se comuniquem entre si. Os switches são usados para criar uma rede local (LAN) ou interligar várias redes.
O switch transfere pacotes de dados entre dispositivos de rede conectados ao seu switch, determinando o melhor caminho para a entrega dos pacotes. Ele também é responsável por controlar o tráfego de dados entre dispositivos, gerenciando e direcionando o tráfego entre os dispositivos conectados à rede.
Os switches são usados para criar uma rede segura, estabelecendo um nível de segurança entre dispositivos de rede e possibilitando aos administradores de rede controlar quem tem acesso ao que. Eles também oferecem recursos de segurança como filtragem de endereços de IP, segurança de porta, controle de fluxo e filtragem de pacotes.
Além disso, os switches podem oferecer recursos avançados, como suporte para protocolos de rede, como IPv4, IPv6, Spanning Tree Protocol e VLAN. Esses recursos permitem que administradores de rede criem, gerenciem e configurem redes de computadores de forma segura e eficiente.