Diferença entre lago, lagoa e laguna

diferenças e significado de lago, lagoa ou laguna
lago, lagoa ou laguna

Os termos lago e lagoa são muitas vezes usados como sinônimo ou de forma errada pois existem diferenças entre essas duas formações geográficas.

A principal e talvez única diferença conhecida está relacionado ao tamanho, mas muitas pessoas se confundem ao responder qual é maior, lagoa ou lago.

Lago

Lago é um corpo de água parcialmente ou totalmente envolto por terra. Eles podem ser naturais ou artificiais, e seu volume é medido em hectolitros. Os lagos são formados quando a água acumula em depressões naturais ou artificiais na superfície do solo ou por inundações, alagamentos ou reservatórios construídos para fins humanos. Eles são comumente usados para fins recreativos, como natação, caiaque e pesca. Os lagos também podem fornecer água para uso doméstico, comercial e industrial. Além disso, eles são cruciais para a saúde do ecossistema, pois fornecem habitats para várias espécies aquáticas.

Os lagos geralmente são formações naturais com milhares ou milhões de anos, da época em que parte do planeta ficava coberto de gelo, e os deslocamento dessas geleiras criaram as depressões e formaram os lagos. Outra forma de formação dos lagos com milhares de anos de existência, são as elevação de montanhas nas proximidades de um lago.

O lago também pode ser formado de forma artificial, quando um curso de água é desviado, como por exemplo, o desvio para criação de uma  hidrelétrica, nesses casos a depressão já existem, porém seco até haver o desvio da água.

Lagoa

A lagoa é uma depressão no terreno capaz de estocar água, mesmo que de forma temporária, desde que esse período seja de alguns meses.

Uma lagoa pode ser um corpo d'agua natural ou pode ter sido construído pelo homem,

A principal diferença entre lago e lagoa está no tamanho, onde a lagoa é menor, porem, não se tem uma medida oficial que estabeleça os limites entre lagoa e lago, apesar de haverem pesquisadores que publicaram suas definições, porém nenhuma é tratada como uma medida a ser seguida por toda comunidade de estudiosos.

A Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional definiu o limite  de uma lagoa no tamanho de  8 hectares, ou seja, 80 mil metros quadrados.

Mas existem outras medidas citadas por pesquisadores como uma medida de no máximo 20 mil metros quadrados para ser considerado lagoa, e também tem profissionais que aceitam até 250 mil metros quadrados(25ha)  para um tamanho de lagoa.

Uma lagoa pode ser criado artificialmente para várias funções, como por exemplo um paisagismo, criação de açude para reter água para uso da pessoa ou comunidade ou lazer.

Laguna

Muitas vezes chamado de lagoa, uma laguna é uma extensão de água salgada muito próxima da costa que é ligada ao mar através de um canal.

No Brasil, muitas lagunas são chamadas de lagoa, o que colabora para que haja erro na hora de definir essas extensões de água.

Laguna é o nome dado a um conjunto de águas salgadas em terra ou em alto mar, normalmente formado por uma barreira natural, como um recife de coral, ao redor da qual se formam poços, lagos, canais, lagoas e outras formações. Esta água salgada está separada da água doce de rios e fontes, e é considerada um ecossistema único, já que suas características físicas, químicas e biológicas diferem das águas doce.

Lagunas são habitats ideais para muitas espécies de plantas e animais, como peixes, aves e répteis. Além disso, elas são importantes fontes de alimento para muitas populações humanas, pois os seus habitantes pescam e caçam ao seu redor.

As lagunas também são importantes para a ecologia global, pois são fontes de nutrientes para a vida marinha. Elas também ajudam a absorver o excesso de nitrogênio e outros nutrientes, evitando a formação de algas tóxicas e ajudando a manter o equilíbrio ecológico.

Além disso, lagunas são importantes para a economia local, pois são usadas para a produção de pescado, para a recreação e turismo, e para a produção de energia eólica e hidrelétrica.