Legumes e verduras são palavras que que muitas pessoa confundem na hora de falar, como por exemplo na hora de ir a feira que as pessoas falam que vão comprar verduras, mas muitas vezes trazem apenas legumes para casa.
Legume pertence ao grupo das leguminosas: A definição de acordo com dicionários é que legumes é um fruto monocarpelar, característico das leguminosas, ger. seco e deiscente, abrindo-se, pelas duas suturas, em duas valvas planas ou que se enrolam em espiral ou em helicoide; vagem.
A parte comestível de um legume é o fruto ou semente. Muitas pessoas confundem raízes como a beterraba e mandioca com legumes, e o mesmo acontecem com frutos e caules como a abóbora e o palmito.
Os frutos são vegetais que possuem sementes.
Exemplo:
abóbora;
berinjela;
tomate;
pepino.
Caule é um órgão dos vegetais responsável pela sustentação à copa das árvores e transportar a seiva produzidas pelas plantas desde as raízes até as folhas.
Exemplo:
aipo;
aspargo; e
palmito.
São vegetais que a parte comestível cresce debaixo da terra.
Exemplo:
beterraba;
cenoura; e
mandioca.
Verdura vem de verde e são constituídas de plantas e folhas comestíveis, e muitas pessoas chama de hortaliças. Exemplo de verduras são: alface, agrião, acelga, couve, brócolis, couve-flor e a alcachofra.
As verduras geralmente são ricas em algum tipo de vitamina, e baixo em quantidade de carboidrato e calorias, por isso muitas pessoas que estão querendo emagrecer incluem as verduras na dieta.