A linguagem é uma habilidade complexa e especializada. As pessoas sabem falar mais ou menos da mesma forma como as aranhas tecem teias. A língua é um organismo vivo que se modifica ao longo do tempo. Palavras novas surgem para expressar conceitos igualmente novos; outras deixam de ser utilizadas, sendo substituídas. Sem dúvida alguma, a linguagem que mais utilizamos para praticar atos de comunicação é a língua. Dessa forma a língua possui caráter social, é patrimônio de toda uma coletividade., enquanto a fala é utilizada por cada pessoa de maneira particular, é um ato individual de vontade e inteligência. Sendo assim:
LINGUAGEM: qualquer código (sistema de sinais convencionais) por meio do qual os seres humanos podem realizar atos de comunicação. Pode ser verbal ( palavras faladas/escritas) ou não verbal ( por exemplo: sinal de trânsito, desenho, foto, filme, música)
LÍNGUA OU IDIOMA: forma particular de linguagem utilizada por determinado povo para se comunicar por meio de palavra falada ou escrita. Por exemplo, língua portuguesa, língua espanhola, etc.
FALA: maneira como cada pessoa utiliza concretamente seu idioma.