As palavras nacionalidade e naturalidades geralmente encontrada em fichas de inscrições, seja na hora de entrar em um hotel ou fazer uma inscrição em alguma instituição, e muitas vezes a pessoa fica em dúvida sobre o que escrever.
A dúvida geralmente gira em torno do que se deve escrever, se é o nome do país, a cidade ou estado de nascimento ou onde vivem.
O termo nacionalidade é mais fácil de saber o que escrever. Nacionalidade vem de nação, ou seja, o país que a pessoa nasceu.
A palavra nacionalidade também pode ser usado para informar o país onde a pessoa tem cidadania. Muitas pessoas tem cidadania em países diferentes de qual nasceu. Por exemplo, um Português que vive no brasil pode ter nacionalidade brasileira, nesse caso são duas nacionalidades(Portuguesa e brasileira).
Para que estrangeiros possam ter nacionalidade brasileiro, deve ser passar por um processo chamado naturalização, que é o ato pelo qual uma pessoa adquire voluntariamente uma nacionalidade diferente da sua de origem.
Naturalização ordinária - para quem tem autorização de residência, mora no Brasil há quatro anos, sabe se comunicar em língua portuguesa e não tem condenação penal;
Naturalização extraordinária - para quem mora no Brasil há quinze anos e não tem condenação penal;
Naturalização provisória - para quem fixou residência no Brasil antes de completar dez anos de idade;
Transformação de naturalização provisória em definitiva - para quem obteve a naturalização provisória e pretende mantê-la, deve ser solicitada até dois anos após o atingimento da maioridade;
Naturalização especial - para quem é casado ou companheiro, há mais de cinco anos, com integrante do Serviço Exterior Brasileiro em atividade ou com pessoa a serviço do Estado brasileiro no exterior;
Naturalização especial - para quem é ou tenha sido empregado em missão diplomática ou em repartição consular do Brasil por mais de dez anos ininterruptos;
Naturalidade é a localidade e nascimento de uma pessoa e essa informação consta na certidão de nascimento ou identidade, ou seja, a naturalidade é cidade onde a pessoa nasceu. Ao informar a cidade de nascimento, é recomendável informar também o nome do estado ou sigla que representa o estado(UF)
A palavra naturalidade pode ser empregada com vários outro sentido,como por exemplo, sinônimo de: modéstia, simplicidade, singeleza, mas nesses casos não há relação com a palavra nacionalidade que explicamos acima.
Na hora de preencher um formulários onde solicita dados como nacionalidade e naturalidade, deve ser tomado alguns cuidados para um preenchimento correto.
Nacionalidade será escrito com o gênero feminino ou masculino, e não o nome do país. Exemplo: brasileiro, espanhola, argentino.
Naturalidade será informado o nome da cidade, sem se preocupar com gênero masculino ou feminino. Exemplo: São Paulo - SP; Florianópolis - SC.