Por que tantos porquês? Ou seria: Por quê tantos porques? A língua portuguesa é repleta de palavras que muitas vezes fazem com que fiquemos em situação difícil. Escrever de acordo com a norma-padrão não é fácil. Quando o assunto é uso dos porquês então, as dificuldades só aumentam, em razão das muitas possibilidades de grafia, para entendê-los, nada mais do que saber o sentido de cada um é necessário. Por que tantos por quês? Porque a grafia de nossa língua é muito diversificada! Para compreendermos o porquê de cada forma e o seu respectivo emprego, basta estudarmos com bastante atenção!
1. Interrogativas Diretas:
Grafa-se ??por que? (separado e sem acento) :
Por que saíste agora? E nós, por que ficamos?
Ainda não se sabe por que houve o rompimento das barragens de rejeito de minério em Mariana.
Não sabemos por que Matheus não compareceu à aula hoje.
Observe que o questionamento foi feito de modo indireto, sinalizado pela ausência do sinal de interrogação.
1. Em afirmações:
O desmatamento daquela área cresce vertiginosamente porque não há fiscalizações efetivas.
Nesse caso, ??porque? é colocado no interior da frase, com o objetivo de estabelecer o elo entre o problema (desmatamento vertiginoso) e a sua causa (inexistência de fiscalizações efetivas). A forma ??porque? apresenta o sentido equivalente ao da palavra ??pois?, introduzindo a ideia de causa.
2. Em respostas:
Cheguei atrasada ao trabalho porque (pois) houve um acidente, que interditou a estrada por três horas.
Ao ser perguntada: ??Por que se atrasou??, respondo por meio da utilização da forma ??porque?.
Emprega-se ??por quê? ao final de frases interrogativas. Nesse contexto, a referida forma é cercada por um sinal de pontuação (ponto de interrogação ou final):
1. Em interrogativa direta:
Durante a reunião com o chefe, eles demonstraram preocupação por quê?
2. Em interrogativa indireta:
Naquele dia, ela não estava se sentindo bem e eu não sei por quê.
Para comparar: As duas formas ??Por que? e ??Por quê? são utilizadas em interrogativas, realizadas direta ou indiretamente. A diferença reside no fato de que a forma com o acento circunflexo, somente é empregada ao final de frases e, por isso mesmo, acompanhada por um sinal de pontuação.
A grafia ??Porquê? funciona como substantivo, uma vez que é precedida pelo artigo definido ??o?, e tem o seu significado equivalente ao da palavra ??motivo?:
Todos sabem o porquê (motivo) de sua revolta.
Nota explicativa: qualquer palavra precedida de um artigo definido (o, a, os, as) ou indefinido (um, uma, uns, umas) passa a funcionar como um substantivo, num processo gramatical denominado ??substantivação?.