A pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa são estratégias utilizadas para coletar e analisar dados e informações. Embora sejam usadas para o mesmo propósito, elas possuem características e objetivos diferentes.
A pesquisa qualitativa tem como principal objetivo explorar e compreender o assunto estudado. Ela é normalmente realizada por meio de entrevistas, observações e discussões com grupos pequenos. O objetivo é coletar informações detalhadas sobre o assunto para entender melhor o contexto em que ele está inserido.
Por outro lado, a pesquisa quantitativa tem como objetivo reunir dados numéricos. Ela é geralmente realizada por meio de questionários ou testes. O objetivo é obter informações sobre as características estatísticas do assunto estudado.
Em suma, a pesquisa qualitativa e quantitativa são abordagens diferentes para a coleta de dados para fins de pesquisa. Enquanto a pesquisa qualitativa visa entender e explorar os temas estudados, a pesquisa quantitativa visa fornecer informações estatísticas e numéricas.
As pesquisas qualitativas e quantitativas tem aplicações e significados diferentes, porém muitas vezes são confundidas pelos gestores e estudantes. Apesar de diferenças nas abordagem de cada um dos método elas podem se utilizadas em conjunto e se complementarem, apresentado no final um resultado mais completo para uma tomada de decisão.
O objetivo da pesquisa qualitativa está em levantar dados sobre um determinado assunto. Esse assunto pode ser um comportamento que deve ser entendido,
A pesquisa qualitativa é um método de investigação que busca explorar de maneira profunda o significado de um determinado tema, focando nos aspectos subjetivos e nos aspectos qualitativos. É basicamente um estudo sobre as motivações e opiniões das pessoas que estão sendo estudadas. É um método de pesquisa que se baseia na interpretação e na análise dos dados coletados por meio de técnicas qualitativas, como entrevistas e grupos focais. O objetivo principal de uma pesquisa qualitativa é compreender os motivos e as opiniões dos participantes, ao invés de tentar chegar a conclusões predeterminadas. É útil para entender o que as pessoas estão pensando e sentindo sobre um assunto, ao invés de se concentrar em dados quantitativos. As pesquisas qualitativas podem fornecer informações ricas e úteis sobre a maneira como as pessoas realmente se sentem e pensam sobre um assunto, e podem ajudar as empresas a tomar melhores decisões em relação a seus produtos e serviços.
A Pesquisa Quantitativa é um processo que envolve a coleta, análise e interpretação de dados numéricos para descobrir informações sobre um determinado assunto. É um método que se baseia na aplicação de técnicas estatísticas para obter resultados objetivos.
A Pesquisa Quantitativa tem como objetivo principal medir variáveis, como por exemplo, a frequência com que algo acontece, a frequência com que uma determinada característica é encontrada, ou o nível de satisfação de algo. As ferramentas empregadas para obter esses dados podem ser questionários, entrevistas, experimentos, análise de dados, etc.
A análise dos dados quantitativos pode ser feita por meio de estatísticas descritivas, tais como média, mediana, desvio padrão, assimetria, curtose, correlação e regressão. Estas técnicas permitem que sejam feitas inferências sobre os dados.
Em suma, a Pesquisa Quantitativa é um processo útil para obter informações objetivas que auxiliam na tomada de decisões. É um método que se baseia na aplicação de técnicas estatísticas para obter resultados confiáveis.