Diferença entre soro e vacina

Diferença entre soro e vacina

Soro

Soro são substâncias que tem o objetivo de defender o corpo já contaminado com uma doença, toxinas ou venenos. O soro já possui os anticorpos para a defesa, não havendo estimulação para que o organismo da pessoa crie essas defesas. 

Os soros são considerados imunização passiva. Como dizemos acima, o soro injeta no corpo antianticorpos para a defesa.

Para que um soro seja produzido, vírus atenuados são colocado em um ser vivo, como por exemplo o cavalo. O corpo desse organismo passa a criar anticorpos e então através do sangue é obtido os anticorpos que será usado no soro.

Um exemplo de soro é o antiofídico, que é um medicamento para tratar mordidas de cobras peçonhentas. Esse tipo de medicação é para cura.

Vacina

As vacinas tem como objetivo prevenir que um ser vivo seja contaminado com alguma doença através  de estímulos para que o corpo produza anticorpos. As vacinas contêm antígenos inativados ou atenuados, ou seja, vírus ou bactérias enfraquecidos que atuam estimulando o corpo a se proteger respondendo a esse perigo.

Os microrganismos usados no desenvolvimento das vacinas não causam doença, mas têm o poder de criar uma memória imunológica no corpo das pessoas. Uma vez vacinado, o organismo passa a saber como se defender no caso de uma exposição ao microrganismo ativo.

Exemplo de vacina é o de prevenção da gripe, que é tomada antes que seja contaminado pelo vírus, como o H1N1.

Tipos de vacinas

 vacinas Inativadas são as que contém micro-organismos inativos que foram destruídos por agentes químicos, calor, radiação ou antibióticos.

Vacina com vírus atenuados são vírus ativos que foram cultivados sob condições que desativam suas propriedades virulentas.

Vacinas toxoide são vacinas feitas de compostos tóxicos inativos que causam doenças e não o micro-organismo.