Se tem uma coisa que coloca medo nos consumidores, são os nomes SPC e Serasa, ninguém quer ter seu nome incluída no banco de dados dessas empresas.
Muitos conhecem apenas essas empresas como lugares onde nomes, CPF e dívidas das pessoa são expostas no comercio e consultado por varejistas, mas não sabem as diferenças como o nome são incluídos e quem são os responsáveis pela administração.
Além do SPC e Serada, existem outras empresas com as mesmas finalidades , porém são menos conhecidas.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é mantido pelas associações comerciais e as informações dos devedores são enviados pelas empresas credenciadas, bem como pelas associações comerciais de cada Estado
Serasa foi criado em 1968 em uma parceria entre a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) e Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp).
Com sua fundação ligada ao bancos, são as empresas financeiras que mais alimentam os bancos de dados do Serasa. A empresa irlandesa Experian comprou a Serasa, que passou a usar o some Serasa Experian.
Quando uma empresa contrata os serviços da Serasa Experian, ela passa a ter acesso a o gigantesco banco de dados e usa essas informações para avaliar se vai conceder crédito.