Diferença entre universidade e faculdade

A universidade e a faculdade são tipos de instituições de ensino superior, mas elas têm características distintas. A universidade é uma instituição mais ampla e completa, pois oferece cursos de graduação, pós-graduação e doutorado em várias áreas do conhecimento. Ela também oferece pesquisas acadêmicas e programas de extensão para a comunidade.

Por outro lado, a faculdade é uma instituição menor e mais especializada, que oferece cursos de graduação em uma área específica. Ela também pode oferecer cursos de pós-graduação e programas de extensão, mas em menor escala do que a universidade.

No Brasil, o termo "universidade" é usado para se referir a instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação, pós-graduação e doutorado. Já o termo "faculdade" é usado para se referir a instituições de ensino superior que oferecem apenas cursos de graduação.

Em suma, a universidade é uma instituição mais abrangente, que oferece uma variedade de cursos e programas, enquanto a faculdade se concentra em oferecer cursos de graduação em uma área específica.

Faculdade 

Uma faculdade é um estabelecimento educacional que oferece cursos para estudantes que desejam obter um diploma de graduação. Ao contrário dos cursos técnicos, que se concentram na aquisição de conhecimentos práticos, as faculdades geralmente se concentram nas disciplinas acadêmicas.

As disciplinas oferecidas pela faculdade geralmente se concentram nos campos de estudo como ciências sociais, ciências naturais, direito, medicina, economia, engenharia e literatura. Os cursos são geralmente ministrados por professores experientes e especialistas em seus respectivos campos de conhecimento.

No final do curso, os alunos são avaliados por meio de testes, trabalhos e exames escritos. Se o aluno passar nos testes e atender aos requisitos do curso, eles receberão seu diploma de graduação.

Ao longo da graduação, os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos e desenvolver habilidades necessárias para entrar no mercado de trabalho. Alguns cursos também incluem experiências de estágio, o que permite que os alunos desenvolvam experiência prática antes de ingressar no mercado de trabalho.

Portanto, uma faculdade é um importante e essencial estabelecimento educacional que oferece aos alunos a oportunidade de obter um diploma de graduação e adquirir conhecimentos teóricos e práticos.

A faculdade é um estabelecimento menor que uma universidade ou centro universitário, focado em determinada área do ensino, como por exemplo tecnologia. 

 Os cursos oferecidos pelas faculdade depende de autorização do Ministério da Educação, não havendo autonomia para criar os cursos sem essa autorização.  

Para um curso ser autorizado é necessário que a faculdade siga vários pré-requisitos como disponibilidade no prédio; projeto pedagógico do curso, informando número de alunos, turnos, programa do curso e demais elementos acadêmicos pertinentes e relação de docentes, acompanhada de termo de compromisso firmado com a instituição, informando-se a respectiva titulação, carga horária e regime de trabalho.

As faculdades podem oferecer cursos de pós-graduação, porém não é uma obrigatoriedade desse tipo de instituição.

Universidade

O início de uma instituição de ensino superior é na categoria de faculdade e futuramente pode se tornar universidade onde passa a ter autonomia para criar curso superior, devendo informar à Secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento. Universidade e centros universitários não precisam de autorização do MEC para criar cursos.

A criação de cursos de graduação em direito e em medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Saúde.

Pós-graduação strictu sensu

Recebe o nome de pós-graduação strictu sensu os programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Esses cursos são  indicados para quem deseja se tornar um pesquisador e se dedicar a carreira acadêmica.

As universidades de ter no mínimo quatro programas de pós-graduação stricto sensu, e ao menos um deles deve ser de doutorado.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu devem, obrigatoriamente, ser submetidos aos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, como determina a legislação.

Centro Universitário

Os Centros universitários são instituições de ensino superior que abrangem várias áreas de conhecimentos, assim como as universidades. Assim como acontece com as universidades, os centros universitários tem autonomia para criar cursos sem a necessidade de autorização do MEC.

Em relação ao credenciamento e recredenciamento dos centros universitários para poderem funcionar, eles tem um tempo de duração iguais aos das universidades.  O primeiro credenciamento terá prazo máximo de três anos, para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para universidades, já os recredenciamentos podem levar até 10 anos para as universidades e para as faculdades e centros universitários é a metade do tempo.

Esse recredenciamento é realizado através de avaliação  das instituições que avaliam os cursos, os desempenhos dos alunos, e avaliação interna e externa das instituições de educação superior.