Linux e Windows são sistemas operacionais que podem ser usados em computadores domésticos, empresas ou servidores.
Sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema , fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping". Após a maquinas ser ligada o BIOS procura o sistema operacional no HD ou outra mídia como CD-ROM.
O Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais desenvolvidos, comercializados e vendidos pela Microsoft.
O Windows é um sistema operacional que deve ser comprado uma licença de uso para poder utilizar legalmente em um computador e não é possível fazer nenhum alteração na programação do sistema, já que os usuários não tem acesso aos código que geraram o sistema operacional.
Microsoft Windows é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Ele é a principal plataforma de computador desktop, notebook, tablet e servidor para a maioria dos computadores pessoais. Desde seu lançamento há mais de 25 anos, o Windows evoluiu muito, passando por várias versões. A Microsoft lançou o Windows 10 em 2015, substituindo o Windows 8. O Windows 10 se destaca por sua interface intuitiva, segurança aprimorada, aprimoramentos em recursos de segurança, como um firewall, e recursos de produtividade, como o Microsoft Office. O Windows 10 também oferece algumas novas características, como a Cortana, que facilita a pesquisa, e o Windows Hello, que permite ao usuário acessar seu computador usando reconhecimento facial. Além disso, o Windows 10 também possui aplicativos úteis, como o Microsoft Edge, que oferece navegação por Internet segura.
Linux é um termo popularmente empregado para se referir aos sistemas operacionais que utilizam o núcleo Linux. O núcleo foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
Ao contrário do Windows, o Linux pode ser usado livremente e há acesso ao código-fonte, assim qualquer um que entenda de programação e tenha interesse pode alterar e criar um novo sistema operacional.
Linux é um sistema operacional de código aberto, desenvolvido inicialmente por Linus Torvalds. O Linux foi criado como alternativa ao Windows, e é amplamente utilizado para servidores, computação de alto desempenho, computação em nuvem e também para dispositivos móveis.
O Linux possui milhares de distribuições, que são versões customizadas do sistema operacional com diferentes aplicações, recursos e interfaces. Uma vantagem única do Linux é a capacidade de ser executado em qualquer hardware, desde computadores antigos ao mais moderno hardware.
Além disso, o Linux é mais seguro do que outros sistemas operacionais, pois ele não é frequentemente alvo de vírus e malwares. Por isso, é usado com frequência em servidores, onde é necessário que os dados sejam mantidos seguros.
O Linux também possui uma comunidade ativa que contribui para o desenvolvimento do sistema operacional, o que significa que muitos recursos adicionais e melhorias estão constantemente sendo implementadas. Por essas e outras razões, o Linux é usado por usuários avançados e iniciantes, que desejam uma solução de baixo custo que seja segura, flexível e confiável.
Além da diferença vem relação a licença de uso, existem várias outras diferenças entre Windows e Linux, e entre as principais estão a flexibilidade que o Linux oferece uma vez que existem várias distribuições com foco diferente como por exemplo uma versão mais leve para computadores antigos, uma que já vem preparado para quem trabalha com edição de vídeos e imagem, há distribuições focada no usuário doméstico, u seja, é possível encontrar uma distribuição Linux otimizada para o que o usuário precisa. O Window não oferece essa flexibilidade, no máximo há uma versão para usuários comuns e outra para servidor.
O Suporte oficial do Windows é através de help-desk pago onde o usuário pode encontrar as principais questões já respondidas e também há diversos fóruns nos quais usuários ativos resolvem algumas das principais dúvidas. Para o Linux o suporte vem de inúmeros fóruns gratuítos, mas a resposta pode demorar em alguns casos já que depende de outros usuários se interessarem pela sua pergunta. �? possível comprar contratos de suporte com algumas grandes companhias de Linux, como a Red Hat.
O sistema operacional Linux é muito mai seguro que o Windows, apesar da Microsoft estar cada vez mais melhorando a segurança do sistema operacional Windows, o Linux ainda é bem mais seguro. Um dos fatores é o fato de haver bem menos pessoas interessadas em criar vírus para Linux já que a maioria dos computadores utilizam o Windows.
O Linux por poder ser alterado por qualquer pessoa, tem uma imensa quantidade de programadores que acabam desenvolvendo correções para erros encontrados, muito mais rápido que o Windows que é um sistema fechado e apenas alguns programadores da Microsoft tem acesso. Porém as correções do Windows estão menos sujeito a falhas devido aos vários testes,